quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Festas Religiosas: uma manifestação cultural de Mariana

Lorene Dutra Moreira e Ferreira [1]

Este livro, resultado de seis meses de prazerosa pesquisa oral, documental, bibliográfica e fotográfica, é fruto de um projeto que só se tornou viável através da oportunidade oferecida pela UNESCO / Monumenta, do destacado interesse do poder público municipal de Mariana e da equipe técnica diretamente envolvida.

Nele, pode-se conhecer um pouco sobre a riqueza das manifestações populares de Mariana, tanto nas festas suntuosas das igrejas barrocas em sua Sede, como na singeleza de outras, nas capelas dos distritos.

As festas religiosas são uma das mais antigas manifestações da vida social no Brasil. Elas diferem umas das outras conforme a época e a sociedade, mas, invariavelmente, representam os valores, reforçam as estruturas sociais e ajudam a construir a identidade de um grupo. No período aurífero elas tiveram papel muito importante. O culto aos santos, as missas, os ritos, as romarias e as procissões faziam parte do cotidiano das pessoas. A Igreja Católica influenciava a produção artística, as regras de comportamento, de convívio social, e as festas contribuíam para reforçar as relações de poder e status da população.

Três séculos se passaram, mas os avanços científicos e a modernização da sociedade não foram suficientes para eliminar essas manifestações. As festas, como não poderiam deixar de ser, foram se modificando. Muitas resistiram ao tempo, sendo passadas de pais para filhos, lançando mão de velhos elementos e incorporando novos. As transformações e as permanências oferecem indícios de como se formou a sociedade marianense e quais foram os valores mantidos.

Pessoas de todas as idades e classes sociais participam desses ritos. Por isso, pode-se afirmar que essas festas são espaços de confraternização. Elas promovem um espetáculo de luzes, cores e sons na cidade. As lanternas, velas e fogos de artifício; os santos com vestimentas ricamente adornadas; as músicas, as danças e os jogos encantam o público. As dificuldades cotidianas são momentaneamente esquecidas para, então, vivenciar-se o universo criado por tantas mãos dedicadas e talentosas que, no anonimato, constroem a beleza cultural, bem como os registros da memória e da identidade da região.

O resultado deste projeto pretende apresentar ao público, a que se destina, um inventário de algumas festas religiosas de Mariana e as informações necessárias para sua utilização, seja como atrativo turístico e/ou como interesse devocional. Assim, o aspecto fundamental dessa proposta reside no fato de cumprir o seu papel de valorizar e socializar a riqueza desse conhecimento histórico, contribuindo na promoção e divulgação deste inestimável patrimônio imaterial.

Espera-se, ainda, criar uma nova fonte de investigação para alunos e pesquisadores de diversas áreas, o que garantirá a preservação da memória desses grupos, um maior acesso da comunidade às informações coletadas e a motivação para o estudo da história local e regional. Parafraseando Ferreira Gullar, podemos dizer que a história humana não acontece apenas nos campos de batalha ou nos gabinetes presenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ladeiras, nos adros das igrejinhas, nas escolas, nas famílias, nos namoros de esquina.

---------------------------

[1] A autora é historiadora e especialista em Cultura e Arte Barroca.

---------------------------

Coordenador da Pesquisa:
Luiz Roque Ferreira
Bacharel em Filosofia e Mestre em Educação Profissional

Para aquisição de exemplar da publicação, você pode entrar em contato direto com o Programa Monumenta/Mariana:
tels.: (31) 3557-4447 e (31) 3558-6519.
e-mails:
vangelanaegel@yahoo.com.br
programamonumentamariana@yahoo.com.br

Revista Museu