domingo, 19 de abril de 2009

SUBÚRBIO


O estranho no ninho

Fábio De Souza Andrade
SUBÚRBIO
CEM HISTÓRIAS COLHIDAS NA RUA
O AMOR É UMA DOR FELIZ
FERNANDO BONASSI

o escritor e roteirista premiado, Fernando Bonassi, 35, saído da Escola de Comunicação e Artes (USP), com raízes na Moóca, não quer ser apenas o documentarista da triste miséria, no corpo e na alma, que toma conta do cotidiano da classe média baixa paulistana. Ainda que o conheça de perto, busca o olhar do estranho no ninho, visível em "Céu de Estrelas", misto de tragédia passional e crônica de polícia, levado ao cinema por Tata Amaral.
Apesar de jovem, Bonassi já publicou muito. No conjunto, ainda é "Subúrbio", de 1994, o volume mais bem realizado de sua produção. Romance desdobrado em duas partes, a primeira dedica-se a armar a cela de modorra e hostilidade em que convivem, na periferia paulistana, presos um ao outro, dois velhos, homem e mulher, esquecidos de todos e de si mesmos, especialmente do tempo em que foram um do outro.
O imobilismo exacerbado pelo silêncio, o nada de novo sob o sol agravado pela falta de perspectiva, estão inscritos nas coisas (a casa, exígua e abandonada, as roupas puídas, a despensa disparatada) e na rotina, feita de rituais gastos e constantes humilhações, que evidenciam, pelo avesso, o sem sentido do tempo anterior aos fatos narrados.
Calados os desejos, o que resta para além da decrepitude é a guerra surda do casal. A sugestão de mudança vem na segunda parte, na pele de uma menina, sopro de vida que faz aflorar no velho as vontades amortecidas, apenas para conduzi-lo à revelação final da extensão de sua desgraça.
A correção, quase sociológica, com que se monta o retrato, não exclui certa previsibilidade e uma dose de redundância, decorrentes em grande parte da própria matéria da história. O acúmulo de lugares-comuns do subúrbio -catálogos de queixas, cacoetes, frases feitas e objetos- efetivamente contribui para sugerir o travamento que toma conta destas vidas embotadas. O lento e, depois, vertiginoso movimento da história, a partir do encontro velho-menina, é ilusório. Apesar da tragédia pessoal, reencaminha as coisas para o seu velho estado de sempre. Prejudicado pelo excesso eventual nas descrições, na calibragem do grau de redundância necessário à sua economia narrativa, "Subúrbio" mostra um narrador habilidoso, que poderia ter exercitado mais o corte, num livro que representa bem um universo de atrofia simbólica.
O sentido do diálogo, apanhado no ar, enxuto e exato, lembra Dalton Trevisan (as falas são suporte de insatisfação ou perversão, mais que meio de comunicação), também observador do patético e do sórdido nos bêbados de botequim, da pequenez das tragédias domésticas e do imaginário dos aposentados de pijamas. Mas não é neste romance que o parentesco aparece mais acentuado, senão nas recentes "100 Histórias Colhidas Na Rua", microcontos que concentram, com ênfase especial no grotesco e na violência nauseante, a mesquinharia patética do mesmo universo. Poucos ultrapassam a contundência da meia página, compondo, em mosaico, um caderno de esboços da vida como ela é.
É sintomático que a publicação destes instantâneos tenha se prolongado na colaboração semanal à imprensa. Para que não seja engolida pelo noticiário, a ficção deve ser mais que mero reflexo ou denúncia necessária.
A escrita seca, o registro diagramático do "fait divers" deslocado para os cadernos de cultura são em si um comentário crítico, como também é o recorte incisivo, caricato, de aspectos reveladores das "ocorrências".
Isto não impede, contudo, que o ar de família que liga as várias histórias acabe por criar a sensação anestesiante do já visto, diluindo-as num painel que atenua o choque, à maneira da recorrência da notícia de jornal.
Já "O Amor é Uma Dor Feliz" foi concebido com endereço certo: o público "juvenil", esta abstração menos convincente ainda do que o segmento infantil (Bonassi colabora na Folhinha e em bem-sucedidos programas para crianças da TV Cultura). No romance recém-lançado, escolheu a narração em primeira pessoa, confessional, destoante da secura de linhagem graciliânica, objetivista, de "Subúrbio" e das "100 Histórias". Assim, o percurso de um adolescente dá as deixas para a identificação catártica e imediata com o inconformismo arredio e defensivo do protagonista -ingresso na faculdade, primeira transa, primeiro emprego.
Está ele às voltas com o choque entre dois mundos, aparentemente estanques e igualmente decepcionantes. O que fica para trás é a mesmice doméstica sofrida de uma família proletarizada; o que se anuncia é a convivência desconfiada com os filhos da elite, numa universidade.
Paradoxalmente, a colagem não filtrada de reminiscências pessoais faz o livro menos pessoal e seu protagonista menos acabado do que os velhos anônimos de "Subúrbio". Sua identidade desmancha-se na oferta generosa de referências objetivas, claramente decifráveis (como uma Escola de Informação e Artes, encobrindo, sem querer esconder, a de Comunicação e Artes), concessão à avidez dos leitores pela história que "de fato" se passou, supostamente mais impregnada de verdade. Bonassi cede aqui à tentação de subornar possíveis leitores reticentes (rótulo que se aplica à idéia feita da "juventude") com a reafirmação dos mitos que alimentam a auto-imagem dos jovens.
Comercialmente promissora, esta vertente não acrescenta muito ao narrador urbano, que, transitando entre as telas e as páginas, segue amadurecendo em raia própria.
Fábio de Souza Andrade é professor de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de "O Engenheiro Noturno - A Lírica Final de Jorge de Lima" (Edusp).

Folha de São Paulo

3 comentários:

mmm disse...

Enjoy Delicious Meal in Best Restaurant Of Lahore| Oban Hotel
Wanna enjoy BBQ? Oban Hotels honors the rich culinary legacy of ancient Lahore with inspired, elegant fare in three unique dining spaces. And We are rated best restaurant in Lahore as Oban serves best food in city. That’ s why, we prepare our cuisine in Desi Ghee, Butter, and Olive Oil, just the way you like it. Never forget Oban as being best restaurant in Lahore for your food choice. Just visit with your family to fulfill your hunger.
best restaurant in Lahore, restaurant

https://obanhotel.pk/best-restaurant-in-lahore-restaurant/

mmm disse...

Book Your Room and Make Your Journey Memorable| Oban Hotel
Wanna stay in luxurious hotel in Lahore? Or Wanna make your stay memorable or journey memorable? then Oban hotel is the only solution for all your needs. From meet and greet to desi restaurant, from safety to pick and drop, Oban helps all its visitors from the start of journey to end destination. That's why, Oban has been brand for all kinds of visitors. If you wanna stay in Lahore, then Oban is the only choice. Call us for queries.
best hotel, Hotel
https://obanhotel.pk/

mmm disse...

Best Hotel in Lahore with 15 Percent Discount| Oban Hotel
Oban is the only best hotel in Lahore or best hotel in Gulberg Lahore with affordable cost. From deluxe to junior, Oban has wide variety of choices for your stay- even for your business trip inside the city. And Oban's well furnished room offers sublime view from inside. Oban is not only the best choice because of being best hotel in Lahore but also its affordability. Wanna move around the city, just call us for more information, our rep will revert to you and provide all the necessary information needed for your convenience.

best hotel in lahore, best hotel in gulberg,lahore, affordable hotel in lahore

https://obanhotel.pk/all-amenities-best-hotel-in-lahore-best-hotel-in-gulberg-affordable-hotel-in-lahore/